No mês de novembro celebra-se a Consciência Negra. O dia 20 foi escolhido para feriado em cerca de 750 municípios no país. A adesão ao feriado é um reconhecimento da sociedade à luta dos povos de etnia negra contra o preconceito racial, fruto de grande batalha social.
O Dia 20 de Novembro é lembrado pela morte de Zumbi dos Palmares, grande líder negro do Quilombo, maior representante da resistência à escravidão. A luta é fundamental e a data oportunidade para divulgarmos os avanços e problemas ainda existentes nesta causa. Combate ao racismo, promoção da igualdade, valorização, difusão, preservação da cultura negra, reconhecimento e respeito à identidade cultural são bandeiras do movimento negro.
O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Campinas está organizando um evento para relembrar a data. Como nos anos anteriores, será um momento com debate e palestra em torno do tema. Uma atividade cultural pertinente a cultura afro também integrará a programação. Neste ano, o evento ocorrerá no dia 30 de novembro. Em breve traremos mais informações.