SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
12/08/2011

Monitores discutem resultados da CPN e luta em plenária

Resultados das discussões nas CPNs foram passados em detalhes

A plenária mensal dos monitores e agentes de educação infantil tratou, sobretudo, da pauta específica discutida na última CPN da Educação, que ocorreu no dia 10 de agosto. Para cada item, os diretores apresentaram os resultados da discussão que vem sendo feita com a Secretaria Municipal de Educação. 
Sobre a necessidade de monitores volantes para cobrir licenças, o secretário Márcio disse que já está encaminhado mais contratações por concurso para o segundo semestre, no entanto a Secretaria está no aguardo da liberação pelo setor jurídico. Só assim, novos profissionais poderão cobrir déficit e reduzir a sobrecarga de trabalho que há nas unidades educacionais neste setor.  

Conforme informada na plenária, foi colocada em CPN também a questão dos monitores poderem receber sua licença prêmio em pecúnia. O secretário disse que há verba para estes pagamentos e que iria encaminhar a reivindicação diretamente ao Prefeito para ter a autorização. Se autorizado, tais pagamentos poderiam ser feitos só  a partir de 2012. 

Outro ponto de pauta bem polêmico e discutido na plenária foi do número de crianças por módulo. Conforme informado, os monitores presentes na CPN colocaram a situação e pediram medidas emergenciais. A SME disse que há uma comissão já estudando a questão do número de crianças por agrupamentos e pediu  mais prazo para dar a resposta. 

Formação de qualidade é uma reivindicação importante para a carreira. Sobre isto, o secretário pediu sugestões para a próxima CPN, que ocorrerá em setembro. Durante a plenária, os diretores do sindicato informaram que todos podem contribuir, enviando sugestões para serem levadas à Administração. 
Outra reivindicação que consta da pauta específica e que foi discutida na última CPN foi a questão do horário fixo para os monitores e agentes de educação infantil. O Sindicato já havia feito uma pesquisa com todas unidades educacionais da rede e cujo diagnóstico detectou a preferência dos profissionais para fazerem um horário fixo (das 7h às 13h ou das 12h às 18h). O secretário Márcio disse não estar a par desta questão, que foi tratada pelo antigo secretário Jorge Tadeu. O Sindicato então entregará uma cópia da pesquisa novamente à SME para solucionar o problema do revezamento, praticado em algumas unidades ainda e que prejudica a vida do profissional. 

Valorização da carreira dos monitores e agentes de educação 

A valorização da carreira já é uma grande no município trazida pelos trabalhadores junto ao sindicato pelo menos há três anos. Durante a plenária a Diretoria informou os presentes dos últimos passos que concerne no protocolo de consulta feita no MEC e no Conselho Nacional de Educação*, no último de 04/agosto e do protocolo realizado na última semana de toda a documentação ao novo Secretário Municipal de Educação. 

Ficou destacado em plenária, que a Prefeitura ainda não manifestou vontade política suficiente para efetivar esta valorização dos monitores e agentes de educação infantil enquanto professores PEB I. Diante disto, a categoria terá que ter muita organização e mobilização para pressionar o Prefeito para avançar. 

As datas das CPNs já estão marcadas e foram passadas na plenária. É importante que todos acompanhem o site do sindicato ou compareçam a sede para acompanhar os resultados e novas informações. 


Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665