O prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), afirmou ontem que pretende dar um caráter essencialmente jurídico e legalista para a gestão da Secretaria de Meio Ambiente. “Tivemos problemas com a análise jurídica de alguns projetos que passaram pela Secretaria de Meio Ambiente e queremos evitar que isso volte a ocorrer”, destacou Demétrio.
A declaração do prefeito foi dada durante a posse da procuradora de carreira da prefeitura Valéria Murad Birolli como titular da pasta de Meio Ambiente. O prefeito não citou os projetos com problemas que teriam sido liberados pela Secretaria de Meio Ambiente, mas entre os pareceres feitos pela pasta recentemente e que foram questionados inclusive pelo Ministério Público estão os referentes aos empreendimentos imobiliários embargados pela própria administração na região do Parque Jambeiro.
A nova secretária de Meio Ambiente preferiu evitar as polêmicas com a gestão anterior da pasta e disse que irá fazer nos próximos dias uma análise detalhada dos contratos e procedimentos adotados no setor.
“Como procuradora de Habitação e Meio Ambiente realizei trabalhos conjuntos com a Secretaria de Meio Ambiente, mas preciso fazer uma avaliação detalhada da situação jurídica da pasta”, disse.
De acordo com Valéria, uma das prioridades da secretaria hoje é consolidar a questão do licenciamento ambiental municipalizado, que foi instituído para a análise de empreendimentos caracterizados como de impacto local. “Esse foi um grande avanço para a cidade que precisa ser mantido e aprimorado”, destacou.
A relação com os integrantes do Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente), habitualmente tensa durante a gestão do ex-secretário Paulo Sérgio de Oliveira, é outro foco de atenção da nova ocupante da Secretaria de Meio Ambiente. “Vamos preservar a independência e o caráter deliberativo do Comdema, condição básica inclusive para que a cidade tenha obtido licença para emitir licenciamento ambiental de empreendimentos”, disse.
O ex-secretário Paulo Sérgio de Oliveira foi procurado por três vezes ontem em seu telefone celular, mas não atendeu às chamadas.
CULTURA
Ontem o prefeito também apresentou oficialmente o novo secretário de Cultura, Bruno Ribeiro, e a diretora de Cultura, Paula Ribeiro. Eles informaram que as prioridades da pasta serão a conclusão das obras do Teatro Castro Mendes e a escolha de um novo diretor artístico e um novo maestro titular para a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.