Dando continuidade a participação na série de conferências preparatórias da Conferência Nacional de Educação (Conae), o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas estará presente, nessa sexta-feira (2/outubro), à etapa Estadual da Conferência de Educação, que ocorre, na capital de São Paulo.
Serão realizados encontros preparatórios 27 unidades do país. O evento de São Paulo, que será aberto pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, vai reunir três mil delegados.
A conferência estadual paulista se estenderá até domingo, 4 de outubro, no Palácio de Convenções do Anhembi, no bairro Santana. Nos três dias de atividades, os delegados vão discutir os temas que constituem os eixos da Conae. Entre eles, a elaboração de um sistema articulado de educação, o novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2011 a 2020 e o papel do Estado na garantia do direito à educação. Além disso, os delegados vão eleger os representantes de São Paulo para a conferência nacional.
O STMC compreende a importância desta luta pela educação do país e a necessidade de discussão em torno dos eixos que constituem a CONAE. Nos últimos meses, a entidade esteve junto dos profissionais de educação da rede municipal de Campinas para efetivar o debate e participação nas etapas que preparam a Conferência de 2010.
Várias reuniões foram feitas na sede do sindicato para análise do Documento-Referência da CONAE. Todo trabalho culminou na participação nas etapas da Conferência Intermunicipal de Educação, em Campinas e, agora, na etapa Estadual de São Paulo.
A cada etapa e momento de livre discussão, nos fortalecemos para avançarmos na defesa de nossas bandeiras de luta.
É importante frisar que as discussões como condições de trabalho, qualidade de ensino e perspectivas de carreira, abordados frequentemente pela categoria junto ao sindicato, passam pelos debates da Conferência. Isso significa que as batalhas históricas da categoria estão presentes na pauta da CONAE.