SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
12/05/2011

Saiu na imprensa: Justiça nega liminar contra piquete

Prefeitura tentou impedir que servidores fechem avenida e bloqueiem Paço

A Prefeitura de Campinas tentou obter uma liminar ontem na Justiça para impedir que as manifestações dos servidores fechem a Avenida Anchieta ou até mesmo impeçam os funcionários de entrar no Palácio dos Jequitibás. A medida foi tomada após o anúncio de que a greve no funcionalismo terá início amanhã. Ainda não houve decisão da 2ª Vara da Defesa Pública. Para o Sindicato dos Servidores Municipais de Campinas, a medida foi truculenta e não condiz com comportamento do governo de se mostrar favorável a negociar com os funcionários.

Devido ao embate entre a categoria e a Administração sobre o índice de reajuste salarial, a Justiça determinou uma reunião de conciliação no lugar de conceder uma liminar para evitar os piquetes. Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos, Antonio Caria Neto, a medida não teve o objetivo de coibir a greve, mas sim, de evitar ações que causem prejuízo para a população como a paralisação do trânsito nas vias centrais. “Não queremos bloqueio. O nosso objetivo é garantir que os servidores que não aderirem à greve possam entrar livremente no prédio sem enfrentar barreiras”.

Caria também afirmou que a tentativa de conciliar partiu da disposição tanto da categoria quanto da Prefeitura em aceitar negociar os reajustes. “O Sindicato distribui um folheto onde demonstra que está disposto a negociar. A Prefeitura também. Então, diante deste cenário, a Justiça decidiu que podemos resolver a questão na audiência hoje”, disse.

O sindicato quer um aumento real de 15,06% mas a Prefeitura, até agora, se propor a pagar 4,22% imediatamente e outros 3,11% no final de 2011 sob a alegação de que o Orçamento não tem que suportar o que foi solicitado pelos servidores.Caria também defendeu o governo Hélio de Oliveira Santos (PDT) na postura em negociar com os servidores. “O Sindicato não aceitou a nossa proposta e bateu o pé nos 15% de reajuste. Um nível impossível de se obter. Houve essa intransigência e agora eles querem impedir o trânsito na próxima sexta-feira (amanhã). Neste sentido é que pedimos a liminar na Justiça”, afirmou o sercretário.

Truculência

Um dos coordenadores do sindicato em Campinas, Marionaldo Maciel, não se mostrou surpreso com a ação judicial do Executivo. “A Prefeitura já fez isso outras vezes. Eu acredito que é uma tentativa de escapar da rodada de negociação. Mesmo porque, a reunião com o Executivo já estava marcada para sexta-feira (amanhã). Não havia necessidade de buscar meios jurídicos”, disse.

Sobre a apresentação de propostas, Maciel afirmou que o índice solicitado pela categoria é de 15,06%, no entanto, o sindicalista afirmou que não houve contraproposta. “Parcelar um reajuste não existe em nenhuma categoria. É preciso definir o índice real de aumento de salário”, disse Maciel.

Fonte: Correio Popular


Fonte: Correio Popular

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665