SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
24/09/2012

Funcionários públicos são maioria entre candidatos de Campinas, SP (saiu na imprensa)

Ranking diz que 10% dos candidatos têm como profissão o funcionalismo.

Os servidores públicos são a categoria com maior número de representantes entre os candidatos a vereadores de Campinas (SP) nas eleições deste ano. Dos 740 concorrentes a uma cadeira no Legislativo, 71 são funcionários públicos em exercício, ou seja, 9,8% do total. O número é 43% superior à quantidade de servidores que concorriam nas eleições de 2008. Apesar de este ser um direito constitucional, o próprio sindicato da categoria admite que o afastamento dos trabalhadores para campanha causa prejuízo à população.

“O funcionalismo é como um time de futebol. E não dá para jogar com nove jogadores. Vamos ser realistas, faz falta sim. O funcionalismo já está reduzido e o afastamento vai fazer falta para a população. Mas constitucionalmente é garantido o direito”, disse um dos coordenadores do Sindicato dos Servidores Público de Campinas Jadirson Tadeu Cohen Paranatinga.
Em 2008, dos 686 candidatos à vereança, 51 eram servidores, o que representava 7,4% do total de pleiteantes. Este ano, são 19 servidores estaduais, quatro federais e 48 municipais. Para Paranatinga, o aumento reflete a indignação da categoria com o cenário político da cidade.

“O servidor é quem tem conhecimento da máquina pública. Vê de perto os problemas no hospital, educação... E não só o funcionalismo, como toda a população ficou indignada com o que aconteceu na política”, disse.

Desincompatibilização

O juiz eleitoral de Campinas Nelson Augusto Bernardes explica que, aos candidatos servidores, é exigido um documento que prove a desincompatibilização dele com o órgão ao qual presta serviços. “É similar a uma licença, um afastamento do cargo. Sem a desincompatibilização, não é possível efetuar o registro de candidatura”, explica.
No caso de um concursado ser eleito, segundo o sindicato, ele não pode perder seu cargo para outra pessoa por conta de exercer função no Legislativo. Nesses casos, o sindicalista defende o aumento do quadro de servidores para não comprometer os serviços prestados à população.

Ranking das profissões

A segunda profissão com maior incidência entre os candidatos é a de empresário, com 65 representantes (8,7% do total). Na eleição passada, os candidatos deste setor somavam 62, ou seja, 9% do total de candidatos naquela eleição.
No ranking das profissões dos candidatos deste ano, aparecem em seguida os comerciantes, com 58 representantes; os professores, com 41; advogados, com 38; e vereadores, como 22.
As donas de casa também se envolveram mais nas eleições deste ano do que na de 2008. No último pleito, eram 10 donas de casa disputando cargo no Legislativo. Este ano, justamente quando tornou-se obrigatória a cota de 30% de candidatas mulheres nas chapas, o número foi para 18.

Fonte: G1

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665