SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
26/11/2008

Sindicato comemora 20 anos de luta

Evento comemorativo foi um grande sucesso

Fundado no final dos anos 80, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Campinas surgiu em época de grande agitação política. Muitas greves e lutas em defesa do funcionalismo público marcaram o surgimento desta entidade. Para celebrar estes 20 anos de luta por direitos e dar continuidade a toda história de batalhas pela preservação do serviço público de qualidade, a atual diretoria do STMC realizou, no último dia 21/11, sexta-feira, um evento comemorativo de muito sucesso.

Cerca de 1.000 associados e convidados participaram de um coquetel, com muita música e premiação. O evento ocorreu no Clube Fonte São Paulo.

Entre os convidados estavam: Carlos Oliveira, da executiva da CUT Nacional, Sammy Braga, diretora do Sindicato dos Servidores de São José do Rio Preto, Valdir Bezerra de Lima, do SindiQuinze, Izael de Almeida, do Sindicato dos Rodoviários, além de parlamentares como o vereador Paulo Búfalo (Psol). Esteve presente também o presidente do Camprev, Moacir Benedito.


Veja a relação de premiados:

PREMIAÇÃO DOS 20 ANOS - STMC


                
CILENE P. DOS SANTOS/EDUCAÇÃO - Viagem p/ PORTO SEGURO (BA)
GISLEIDE LUCI M. P. SILVA/ SAÚDE  - TV 29"
MARIA C. V. GALLUCCI / APOSENTADOS - APARELHO DE DVD
MARIA DE LOURDES FALINENE/ APOSENTADOS - APARELHO DE MP4
MARIA JOSE O DE SOUSA/ EDUCAÇÃO  - 4 PASSAPORTES HOPI HARI
MARILUCI TARANTI/ APOSENTADOS  - BICICLETA
NOEMIA PEREIRA DE SÁ/ APOSENTADOS  - Viagem PORTO SEGURO
PAULO SERGIO DE SOUZA/ APOSENTADOS - Viagem PORTO SEGURO
PEDRO M. ALIPIO/ADM - TV 29"
SONIA MARIA F. BARBOZA/ EDUCAÇÃO - JANTAR
VERA DE JESUS  DA C. CLARO / EDUCAÇÃO-  NOTEBOOK

 

Leia os DEPOIMENTOS DE TRABALHADORES sobre os 20 anos da entidade:

"FUI UM DOS PRIMEIROS A FAZER PARTE DO SINDICATO. OS DIREITOS SURGIRAM COM O SINDICATO E A TODA A LUTA. AS CONQUISTAS VIERAM COM A MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES. DIREITOS COMO O VALE ALIMENTAÇÃO, A JORNADA DE TRABALHO REDUZIDA SÃO FRUTOS DA ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES JUNTO À ENTIDADE. O POVO TEM QUE APRENDER FAZER POLÍTICA E DESCOBRIR QUE PODE CONQUISTAR MUITO COM ISSO".


Orelino Rodrigues é um recém aposentado com 63 anos. Ele conta que, em 1988, ano de fundação do sindicato, o seu setor de trabalho, a ARI foi o primeiro a integrar a entidade. Hoje, ele representa toda uma vida de trabalho e luta por seus direitos e continua presente nas assembléias, reuniões, eventos e batalhas da sua categoria".

 

"QUEM FAZ A LUTA É O TRABALHADOR, MAS [A DIREÇÃO DO] SINDICATO DEVE ESTAR JUNTO, DANDO SUPORTE À CATEGORIA. O SINDICATO FOI MUITO IMPORTANTE NESTA LUTA QUE TRAVAMOS CONTRA A RECENTE RESOLUÇÃO 09/2008, QUE ATACA A QUALIDADE DO ENSINO INFANTIL. É FUNDAMENTAL TER O APOIO JURÍDICO E DE ESTRUTURA DA ENTIDADE NO MOMENTO EM QUE OS TRABALHADORES MAIS PRECISAM"


Débora Scorsoni é monitora em uma creche do bairro Vila Rica. Desde 1997, ano em que se efetivou, luta junto à entidade sindical em devesa da qualidade do serviço público e, em especial, da educação, onde atua.


"ESTE SINDICATO É IMPORTANTE PARA A LUTA ESPECÍFICA DA CATEGORIA E PARA A LUTA DA POPULAÇÃO, POIS TEM A FUNÇÃO DE MANTER UM SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE.
A IMPORTÂNCIA DA DEFESA DO CONCURSO PÚBLICO TAMBÉM É UMA REALIDADE. A DEFESA DA ESTABILIDADE. EM CAMPINAS, TEMOS VITÓRIAS FANTÁSTICAS COMO A REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA 36 HORAS (SEM REDUÇÃO DE SALÁRIO). A QUESTÃO CENTRAL É A PRESERVAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO NO MUNDO E TEMOS QUE TER UM SINDICATO FORTE SE QUISERMOS SOBREVIVER"

Ana Maria Alves de Lima é médica homeopata na Policlínica II.
Sindicalizada a mais de 10 anos, já passou pela experiência de estar na direção da entidade.


"O SINDICATO QUEM FAZ É O TRABALHADOR. TEMOS MEIO SÉCULO DE DIREITOS E FOI O TRABALHADOR QUEM CONQUISTOU. LOGO QUE SURGIU A PROPOSTA DE UM SINDICATO DA CATEGORIA EU ME SINDICALIZEI. ANTES DE TRABALHAR NA PREFEITURA, QUANDO EU TRABALHAVA NA INDÚSTRIA METALÚRGICA, JÁ ERA SINDICALIZADO. É IMPORTANTE PARTICIPAR"

Ademir Pereira, 59 anos, integra o quadro operacional da Prefeitura de Campinas. Desde que começou a trabalhar ajuda a construir a entidade sindical. Ademir se associou em 89, logo após a fundação do sindicato.
 
 

 


Fonte: STMC

faceBTN
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665