SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
05/09/2008

Nova sede da GM é inaugurada cercada de polêmica

Sindicato dos Servidores diz que local de descanso dos guardas é aberto e não oferece resistência a ações criminosas

NOTÍCIA DE 3/09/08

A inauguração da sede do Comando de Ação Preventiva (CAP) da Guarda Municipal de Campinas (GMC), prevista para hoje no Centro, está envolta em nova polêmica. A direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Campinas alega que o prédio não fornece segurança aos guardas. Numa lista, foram elencados os principais problemas da construção, amenizados pelo secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Mário de Oliveira Seixas. A inauguração está marcada para as 8h30. Em seguida, a corporação inicia as festividades pelo 11 aniversário de fundação da GMC. Por isso, o tráfego de veículos na Rua Regente Feijó, entre a Rua Ferreira Penteado e a Avenida Moraes Salles, será interditado das 6h às 12h.

A primeira polêmica da sede, no local onde funcionava o antigo Terminal Moraes Salles, partiu de uma ação popular protocolada na Justiça em 2007 pela viúva do prefeito assassinado, Antonio da Costa Santos, a psicóloga Roseana Garcia, que questiona a proximidade do prédio a imóveis tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc), como o Palácio dos Azulejos, tombado pela União, Estado e município. Em função disso, a obra teve de ser modificada e passar pelo crivo do Condepacc.

De acordo com um dos coordenadores do sindicato, Jadirson Tadeu Cohen, alguns guardas estiveram no local e observaram a falta de segurança. O local é aberto e não oferece resistência a ações criminosas contra os guardas. Os banheiros dos guardas são cobertos apenas por uma grade, não inibindo o lançamento de uma bomba, por exemplo. "Os guardas não podem ficar vulneráveis no local que não é de trabalho, mas sim de descanso, troca de turno e higiene", disse Cohen.

Outros problemas indicados foram a falta de vagas no estacionamento e a ausência de uma área de descanso apropriada. Cohen disse que deve levar um engenheiro em Segurança do Trabalho até o local para constatar as irregularidades. "Tentou-se fazer um ambiente bonito, mas a segurança ficou a desejar. O novo prédio mantém a mesma deficiência dos outros locais", disse. A nova sede ocupa uma área de aproximadamente 900 metros quadrados e pode abrigar até 100 guardas em patrulha pelo Centro da cidade. O espaço ainda vai abrigar 12 viaturas e sete motocicletas. Ao lado da sede, está sendo construído um espaço que vai abrigar camelôs.

O secretário de Segurança Pública de Campinas disse que a segurança ou falta dela só poderá ser comprovada com a rotina de funcionamento da sede. Ele contou que o prédio estará oupado por guardas durante 24 horas, todos os dias. "Não consigo imaginar qualquer problema de segurança para os guardas. A nossa preocupação é garantir a segurança da população que trafega diariamente pelo local".

Segundo levantamento da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), cerca de 100 mil pessoas circulam pela região central por dia. Em períodos como Natal e Dia das Mães, esse número pode triplicar. (Venceslau Borlina Filho/AAN)


Fonte: Correio Popular

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665