A justiça manteve Demétrio Vilagra (PT) na prefeitura de Campinas, mas a crise política na principal cidade do interior paulista promete continuar , com votações importantes paradas na Câmara , prejuízos diretos para a população e o jogo sucessório para as eleições de 2012 embaralhado . A incerteza vem desde maio, quando o Ministério Público denunciou um suposto esquema de corrupção chefiado pela então primeira-dama Rosely Santos.
O marido dela, Hélio de Oliveira Santos o Dr.Hélio (PDT) , foi cassado no último dia 20 sob acusação de omissão , o casal nega. Vice de Dr.Hélio o petista Vilagra denunciado por acusação de integrar o mesmo esquema de propina , o que ele nega , assumiu a prefeitura dia 23 e , menos de 48 horas depois, foi afastado temporariamente pela Câmara Municipal . Uma liminar da justiça , porém suspendeu o afastamento e a comissão criada pelos vereadores para investigar o novo prefeito .O presidente da Câmara , Pedro Serafin (PDT) , que assumirá com a queda de Vilagra , anunciou que a casa vai recorrer .
A indefinição e a disputa entre “prefeitáveis” emperram os trabalhos na Câmara que, desde maio não vota projetos importantes como a regulamentação das macrozonas da cidade . O PSDB que está fora do poder de Campinas há quase 15 anos, promete combater o atual governo .
PREJUÍZOS
A dança das cadeiras já traz danos à população a auxiliar de enfermagem Wilma Rosendo , que trabalha há mais de 15 anos no hospital municipal Mario Gatti , um dos maiores da cidade , disse que faltam remédios e materiais como seringas e soro e que máquinas de lavar quebradas impedem a lavagem de roupas .
O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do serviço Público Municipal, Marionaldo Maciel, atribui os problemas no hospital ao temor dos fornecedores em fechar contratos com a prefeitura diante da crise. “Fica todo mundo em compasso de espera”. O sindicalista reclamou ainda do não pagamento da parcela do 13° salário em julho , mês em que isso normalmente ocorre .
O secretário de finanças Paulo Mallmann , no cargo desde o inicio do governo de Dr.Hélio , prometeu fazer o pagamento até novembro com verba de um programa de arrecadação de dividas . A reportagem procurou a Secretaria da Saúde para falar sobre os problemas nos hospitais , mas a assessoria não atendeu as ligações
ELEIÇÕES
Com a crise , os grupos políticos da cidade evitam falar nomes para disputa eleitoral de 2012 . O Dep.Federal Carlos Sampaio (PSDB) , que concorreu contra Dr.Hélio nas últimas eleições municipais , afirmou que “a discussão não cabe agora” . De olho em, apaziguar os ânimos dos vereadores, Vilagra também poderia concorrer ao cargo, insiste que quer apenas “entregar essa cidade ao próximo prefeito” em 2012. O Presidente da Câmara Pedro Serafin , se assumir em caso de Impeachment , deveria convocar eleições em três meses , mas chegou a falar na hipótese de ficar de ficar na prefeitura por um ano e meio cenário possível apenas se ele mesmo concorresse ao mandato tampão.