Tema do seminário foi o reenquadramento dos monitores e agentes de educação infantil para PEBI
A professora Ana Lúcia Goulart apresentou a questão da docência destacando a profissão destes trabalhadores e a importância do atendimento aos meninos e meninas nas escolas municipais, destacou também o tema do cuidar e educar como peças indissociáveis a educação infantil, enfatizando a importância da formação dos profissionais também voltada a este segmento.
A professora Josiane Búfalo, historificou a luta dos monitores e suas reivindicações, como a redução da jornada, a formação e a constituição da carreira, destacando a importância da luta sindical pela categoria.
A professora Débora Evelyn, descreveu a pesquisa realizada em sua monografia da graduação de Pedagogia, relatando os papéis que cada um desenvolve dentro das unidades de educação infantil.
A professora Mariza de Jesus apresentou a legislação pertinente que descreve a formação e atuação dos profissionais da educação infantil, leis essas que garantem o enquadramento na carreira do magistério.
Terminada as explanações o debate foi aberto aos presentes, onde as perguntas foram feitas e respondidas pelos palestrantes. O momento foi de extrema importância em prol da valorização e da luta que os monitores e agentes vem enfrentando nesses últimos tempos. Agora é dar continuidade e organização rumo a carreira dos monitores e agentes de educação infantil. Professores qualificados porém não reconhecidos! Essa é a nossa bandeira!