SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
16/07/2009

Inquérito confirma funcionários 'fantasmas' na prefeitura

Denúncia do sindicato aponta 8 pessoas que não cumpriam horário

Inquérito policial conduzido pelo delegado Vanderlei Pimenta concluiu que os oito servidores comissionados - contratados sem concurso público - da Prefeitura de Campinas que foram acusados em denúncia do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas de serem funcionários "fantasmas" não compareciam ao trabalho durante a vigência de seus contratos.
A conclusão do inquérito será encaminhada ao Ministério Público, que avaliará nos próximos dias se encaminhará denúncia contra os servidores e a Prefeitura de Campinas à Justiça.

A denúncia foi feita em janeiro de 2008 e envolvia pessoas contratadas para cargos em confiança na Secretaria de Infraestrutura e que deveriam prestar serviços em administrações regionais da cidade.

Na ocasião, a administração abriu sindicância para apurar as denúncias, mas apenas dois dos investigados - Givaldino Dias e Mauro José da Silva - foram exonerados. A sindicância concluiu, em discordância com as conclusões da Polícia Civil, que os servidores comissionados Willian Costa Jardim, Isaac Martins, Edson Ribeiro, Aparecida Custódio de Oliveira Francisco, Serivaldo Dias e José Carlos Lopes Barbosa cumpriam sua carga horária.

Grande parte dos acusados prestava serviços a vereadores ou disputaram sem sucesso uma vaga para a Câmara em 2004. Por meio de sua assessoria de imprensa, a prefeitura informou que irá aguardar o encaminhamento de cópia do inquérito policial a seu departamento jurídico para fazer considerações sobre a existência de funcionários "fantasmas" em seus quadros.

Para Jadirson Tadeu Cohen, um dos coordenadores do sindicato, decisões como essa são importantes para que as administrações sejam mais cuidadosas na hora de oferecer cargos em confiança a aliados políticos.

"Não é possível que, além de encher todos os departamentos do governo com comissionados, a prefeitura ainda admita que pessoas contratadas, muitas vezes com altos salários, sequer compareçam a seus locais de trabalho", afirmou Cohen.

Segundo ele, a conclusão do inquérito põe em xeque os procedimentos adotados pelo governo na sindicância. "Na época alguns secretários chegaram a dizer que havia má fé nas acusações feitas pelo sindicato. Hoje podemos ver que nossas suspeitas foram totalmente comprovadas pela polícia", destacou.

A reportagem não conseguiu contato com os servidores apontados como "fantasmas".

Reportagem de Paulo Reda - Campinas


Fonte: Jornal Todo Dia

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665