Categoria sofre com o corte do vale-alimentação na aposentadoria
Aposentados e pensionistas da categoria dos trabalhadores públicos municipais "esperam sentados" por uma resposta do prefeito Dr. Hélio quanto à extensão do benefício do vale-alimentação. O bônus para gastos com alimentação, hoje, só é fornecido ao funcionário em exercício Histórico de luta - Há mais de três meses, através do Sindicato, a categoria protocolou um pedido para agendamento de reunião entre o Prefeito, uma comissão de aposentados e pensionistas e representantes da entidade. -Sem resposta para a reunião, o segmento da categoria fez uma plenária no Sindicato, no dia 5/8/08, com mais de 150 presentes. - Nesta plenária, seguiram ao Paço Municipal, onde foram impedidos de entrar e ser atendidos pelo Prefeito. - Com a manifestação e pressão feita no Paço Municipal, a Prefeitura recebe, no dia 11/8/08, uma comissão de 20 aposentados e pensionistas e representantes do Sindicato. A pauta de reivindicações específica foi protocolada e explicada aos representantes do Governo. - No dia 25/8/08, o Sindicato protocola na Prefeitura um ofício com base judicial com pedido do vale-alimentação e de cesta básica para aposentados e pensionistas. -Até agora, nenhuma resposta foi dada. Falta vontade política para resolver o problema. Tirem "as patas" do Camprev! O Governo do Dr. Hélio que já demonstrou em diversas atitudes que não respeita os aposentados e pensionistas quer aprontar mais uma e o alvo, agora, é o Camprev.
O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Campinas juntamente com os aposentados e pensionistas já fizeram sua parte. Mas a resposta do Governo nunca chega!
No dia 5/8, aposentados e pensionistas se mobilizaram, após uma plenária no Sindicato, e seguiram para o Paço Municipal, pois queriam uma reunião com o Prefeito e sua equipe de trabalho. Um dos principais problemas para esta categoria, quando se aposenta, é a perda do bônus, que hoje é de R$ 400. Isso faz com que o orçamento familiar dos trabalhadores fique muito prejudicado.
O Sindicato protocolou na Prefeitura um ofício com embasamento jurídico, cujo conteúdo fundamenta o direito dos aposentados e pensionistas ao vale-alimentação.
A própria Lei Orgânica do Município, em seu artigo 145, diz que "os proventos da aposentadoria serão revistos, na proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade e estendidos aos inativos quaisquer benefícios ou vantagens...".
A questão é emergencial, mas o Dr. Hélio não se posiciona! A categoria está indignada com a falta de respeito com quem já prestou serviços de qualidade para a população.
O Prefeito Hélio quer mexer na Lei Complementar 10/2004, que rege as normas do Camprev, para colocar a Diretoria que lhe convém.
A Lei prevê a participação dos trabalhadores na Diretoria, através da eleição direta da base. Mas isto não interessa ao Governo.
O Camprev administra e gerencia todo recurso destinado aos benefícios previdenciários do funcionalismo municipal.
Estamos de olho! Este Governo não pode alterar a lei como bem quer sem prestar explicações para nossa categoria!
O Sindicato exige um posicionamento claro do presidente do Camprev, Moacir Benedito Pereira.
Fonte: STMC