STMC entrou nesta noite da segunda-feira (25), na Justiça, com um mandado de segurança, com pedido de liminar, para suspender a eleição do Camprev para a Diretoria e o Conselho do Instituto Previdenciário, que está marcada para amanhã (27).
Na ação, protocolada na Vara da Fazenda Pública, o Sindicato alega que a piora da situação da pandemia do novo coronavírus em Campinas, que passou da fase Amarela para a Laranja no Plano São Paulo, coloca em risco a vida dos servidores, e principalmente dos aposentados/as que terão que se deslocar até a sede do Camprev, no Parque Itália, para votar.
O Departamento Jurídico do STMC observou que a Prefeitura e o Instituto tiveram tempo hábil para criar um sistema para votação pela internet, como aconteceu na escolha dos representantes da Cipa. O país é assolado pela pandemia da Covid-19 há praticamente um ano.
Outro ponto abordado na ação é que a mudança da data da eleição de 21 para 27 de janeiro encurtou muito o tempo do chamamento dos eleitores, que antes tiveram 79 dias entre a informação sobre o pleito e a primeira data da votação, e agora o prazo caiu para apenas 17 dias. Isso pode confundir a cabeça dos idosos que se prepararam para votar no dia 21 de janeiro.
O Sindicato pede que a Justiça conceda a liminar solicitada no mandado de segurança e suspenda o processo eleitoral do Camprev. O STMC solicita ainda que a eleição só aconteça quando a cidade se enquadrar novamente na Fase Amarela do Plano São Paulo, mas que seja realizada a ampla divulgação no prazo de 60 dias antes da eleição.