SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
14/11/2025

STMC acompanha tramitação de ações no STF que podem colocar fim na contribuição sobre aposentadorias e pensões

Reforma da Previdência do ex-presidente Jair Bolsonaro obrigou os aposentados e pensionistas, que recebem de um salário mínimo, a continuarem pagando a previdência


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) acompanha com atenção a tramitação de ações no Supremo Tribunal Federal (STF) que contestam a Reforma da Previdência (EC nº 103/19) do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A reforma provocou prejuízos e perdas aos servidores públicos e aos trabalhadores do regime geral do INSS.

Para os funcionários públicos, dois pontos cruciais estão sendo julgados: a aplicação de alíquota de contribuição sobre benefícios de aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo; e o tempo mínimo de contribuição das servidoras em relação às trabalhadoras do regime geral, que hoje é de 20 anos para as funcionárias públicas e 15 anos para as outras trabalhadoras.

De acordo com analistas, a tendência é que o STF derrube essas duas regras. Nós lutamos contra a aprovação da PEC em 2019 e agora estamos mobilizados para reverter os efeitos nefastos da reforma para os servidores e trabalhadores do regime geral.

 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
vídeos
6º CONGRESSO NACIONAL DA CTB
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665