SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
30/10/2025

INDIGNAÇÃO: Massacre em complexo de comunidades no RJ escancara a barbárie que vivemos no Brasil

O combate ao crime organizado não pode ser pautado pela necropolítica e o terror nas periferias do País


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) se une à nossa central sindical CTB e aos movimentos sociais para repudiar a violenta ação policial nas comunidades dos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, nesta semana. Não se combate o crime organizado com a morte de mais de 100 pessoas.

O Estado existe para cumprir as leis e não promover massacres. A necropolítica do “bandido bom é bandido morto” já mostrou que não resolve a criminalidade no Brasil. Quem comete crimes deve ser preso e passar por um processo judicial que resulte em cumprimento de pena na cadeia.

Sair atirando em comunidades onde vivem trabalhadores, mulheres, crianças, jovens e idosos não é papel do Estado. Agindo dessa forma, o Estado se iguala à mesma violência que diz combater. Pior: age com preconceito e descaso pela vida dos mais necessitados. Também lamentamos a morte de policiais, que são servidores públicos, e nos solidarizamos com as famílias. 

Esperamos por uma investigação transparente sobre o massacre e as ações do governador carioca de extrema direita Claudio Castro (PL), que ainda tentou – de forma mentirosa e irresponsável - empurrar a culpa para o governo Lula. 

Lutamos por um Brasil justo e igual para que todos tenham oportunidades de uma vida digna longe do crime e no qual jovens negros e pobres parem de ser assassinados todos os dias nas periferias.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22»
vídeos
6º CONGRESSO NACIONAL DA CTB
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665