Campanha anual faz alerta sobre uma das doenças que mais mata mulheres no mundo
Por isso, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) abraça essa causa e está engajado na disseminação de informações que auxiliem na prevenção e em políticas públicas que garantam o tratamento adequado para todas as mulheres.
O autocuidado e o autoamor são fundamentais para garantir que a mulher cuide da saúde. Vá ao ginecologista e faça os exames regulares todo ano. Tenha uma alimentação saudável. Evite o álcool, cigarro e drogas. Faça exercícios físicos com frequência. Se desconfiar de alguma anormalidade na mama ou útero, procure imediatamente atendimento médico.
No Outubro Rosa deste ano, governos, instituições e entidades promoverão centenas de ações de prevenção e conscientização sobre a doença e os cuidados com a saúde da mulher.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as mulheres precisam ficar atentas aos seguintes sinais suspeitos na mama:
- caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
- pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Vamos todas lutar juntas contra o câncer de mama e para que todas as companheiras tenham atendimento digno e rápido na rede pública.
Cuide da sua mama!