22/07/2024
STMC ALERTA: Campinas amplia vacinação contra a difteria, tétano e coqueluche
Secretaria de Saúde informou que medida excepcional foi adotada seguindo diretrizes do Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos no mundo

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) alerta os servidores e servidoras de que a Secretaria de Saúde ampliou os públicos-alvo da vacinação contra difteria, tétano e coqueluche seguindo diretrizes do Ministério da Saúde. O mundo vem enfrentando o aumento de casos de coqueluche.
Em medida excepcional, agora, além do público prioritário, também devem ser imunizados os seguintes profissionais:
- Trabalhadores da saúde que atuam nos serviços de saúde públicos e privados, ambulatorial e hospitalar, com o atendimento em: ginecologia e obstetrícia; parto e pós-parto imediato, incluindo as casas de parto; unidade de terapia intensiva (UTI) e unidades de cuidados intensivos (UCI) neonatal convencional, UCI Canguru etc; berçários (baixo, médio e alto risco); e pediatria.
- Profissionais que atuam como doula, acompanhando a gestante durante o período de gravidez, parto e período pós-parto.
- Trabalhadores que atuam em berçários e creches, com atendimento de crianças até 4 anos de idade.
A vacina está disponível em todos os postos de saúde. Não é preciso fazer agendamento. É só levar um documento com foto e a carteira de vacinação (se tiver).