Brasil é um dos países que lideram os casos de feminicídio no mundo, mas tem legislação própria de proteção que é a Lei Maria da Penha
Os 16 Dias de Ativismo foram criados pela Lei Municipal nº 14.357/2012, cujo objetivo é lutar contra todo tipo de violência que atinja o sexo feminino. O período é de 20 de novembro a 5 de dezembro. A iniciativa foi lançada em 1991 pelo Instituto de Liderança Global da Mulher e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o governo municipal, a programação na cidade inclui seminários sobre violência física e digital, formações sobre o atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e o I Fórum da Mulher Empreendedora.
O último evento será uma caminhada pelo fim da violência contra as mulheres, cuja organização é do Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo de Campinas, no dia 10 de dezembro, com saída da Praça Arautos da Paz.
O movimento inclui a “Campanha do Laço Branco", criada pela Lei Municipal nº 16.103/2021, que tem como objetivo engajar e conscientizar os homens pelo fim da violência contra a mulher.
O STMC luta junto com as mulheres para acabar com todo tipo de violência contra o sexo feminino. Conscientizar, denunciar, prender agressores, aplicar a lei e criar redes de proteção são medidas fundamentais para salvar a vida das mulheres. O Brasil tem uma legislação que defende a vida das mulheres que é a Lei Maria da Penha.
Basta de mortes, violência e desrespeito!