17/11/2023
Casa dos Aposentados debate sobre a importância do Dia da Consciência Negra
Evento teve palestra acerca do combate ao racismo, fim do preconceito e um ateliê de bonecas

A luta pelo fim da discriminação racial, do racismo e do preconceito é parte das bandeiras do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC). Para reforçar o nosso compromisso, realizamos um evento intitulado “Mês da Consciência Negra” com a participação dos nossos aposentados, aposentadas e pensionistas. Nesta sexta-feira (17), tivemos um debate sobre igualdade racial e um ateliê de bonecas. Nossa diretora Vera Claro fez a abertura do evento.
A palestra intitulada “Antirracismo” de Sérgio Max discutiu a consciência negra e a luta por igualdade. O palestrante ressaltou que o Dia da Consciência Negra é todos os dias. Ele também disse que não basta não ser racista, sendo necessário ser antirracista. Sérgio Max contou a história do líder sul-africano Nelson Mandela e abordou as dores das mulheres negras em uma sociedade extremamente racista.
Paula Claro contou a história das bonecas abayomi, que são tradicionais para mostrar a resistência do povo negro. No ateliê, Paula contou como as bonecas eram confeccionados pelos escravos e ensinou as nossas aposentadas a fazer uma boneca.
Agradecemos a todos que participaram, ao Sérgio Max, Paula Claro e Vera Claro.
Estamos todos na luta pela IGUALDADE RACIAL e CONTRA O RACISMO.