Vistorias de diretores do Sindicato mostram que o problema é generalizado e causa inúmeros transtornos para os trabalhadores e os pacientes
Diretores do STMC visitaram vários postos e unidades de saúde e constataram o transtorno causado pela falta do ar-condicionado, bebedouros e de equipamentos de refrigeração que garantam a qualidade dos medicamentos e vacinas.
Os diretores verificaram em locais, como os centros de saúde Conceição, Capivari e Bassoli, que em áreas críticas como salas de urgência, salas de vacinas e farmácia não há ar-condicionado funcionando, assim como não há refrigeradores para acondicionar todos os medicamentos. A situação é extremamente grave e necessita de uma solução rápida.
Também há inúmeros bebedouros utilizados pelos pacientes que estão quebrados nas unidades de saúde. Para garantir o mínimo de condição de atendimento à população, os profissionais utilizam os galões de água destinados aos trabalhadores para matar a sede dos usuários.
Até unidades recentemente inauguradas, como o Centro de Saúde Campina Grande, apresentaram problemas como a falta de ar-condicionado e de condições ideais de atendimento à população e de trabalho dos servidores e servidoras. É inadmissível que situações como essas ainda sejam verificadas no sistema de saúde de uma metrópole como Campinas.
Informações da Administração Municipal apontam que há licitações em curso para resolver esses problemas. Mas é necessário acelerar as compras dos equipamentos e o conserto do aparelhos que estão quebrados já que estamos em época de calor excessivo na primavera e no verão que logo chegará.
O STMC continuará cobrando providências urgentes do governo. Também manteremos as vistorias nas unidades de saúde.