Motoristas denunciaram ao STMC que as vagas para carros oficiais estão sempre ocupadas, principalmente na região central, e que acabam sendo penalizados pela Emdec
Os motoristas atendem todas as áreas da Administração Pública, como a assistência social, e ainda outras instituições como o Conselho Tutelar. A dificuldade dos motoristas em encontrar estacionamento ou local de parada resultou em uma elevação da quantidade de multas aplicadas em carros da Prefeitura de Campinas. Uma mudança na fiscalização para checar se o motorista está irregular também fez subir a quantidade de penalizações. Antes, os agentes de trânsito identificavam os carros oficiais e não aplicavam as multas.
Segundo os diretores, na conversa com o secretário ficou acertado que será realizado um levantamento sobre a quantidade de multas aplicadas em veículos oficiais e locados. Também será apontado os números de carros oficiais e locados. Uma proposta dos motoristas seria o envio de uma lista pela Prefeitura para a Emdec com as placas de todos os carros oficiais usados pela Administração Pública. Fernando de Caires Barbosa também considera importante ter a lista dos veículos oficiais.
Os motoristas estão muito preocupados com a perda da carteira em decorrência da grande quantidade de multas de trânsito que estão sendo aplicadas pela Emdec. O STMC continuará acompanhando de perto essa demanda dos trabalhadores e buscando uma saída para evitar que os companheiros sejam penalizados durante o cumprimento do seu trabalho.