Neste 4 de outubro, Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente Combate às Endemias (ACE), nosso Sindicato parabeniza todos os companheiros e companheiras
O programa de Agentes Comunitários de Saúde começou com experiências em cidades do Centro-Oeste, Sudeste e do Nordeste, mas se transformou em um projeto nacional do Ministério da Saúde em 1991.
De lá para cá, os ACS se tornaram em profissionais vitais para o sistema de saúde pública com o trabalho junto das comunidades. Por isso, lutamos sempre pela valorização dos trabalhadores e trabalhadoras que são essenciais para a vida da população.
A categoria conseguiu uma grande vitória com a criação do piso nacional no ano passado. Mas queremos muito mais. O STMC luta aqui em Campinas pela criação ou inclusão de um PCCS, pagamento do vale-alimentação integral, horário flexível para todos os trabalhadores e trabalhadoras, entre outras reivindicações.
Em Campinas, atuam ainda os Agentes de Controle Ambiental (ACAs) e Agentes de Apoio ao Controle Ambiental (AACAs) que também contam com o apoio do Sindicato em lutas importantes como o horário flexível de acordo com a Resolução 02/2014 e a gratificação por supervisionar empresa de terceirização.
Neste Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE), o STMC reafirma o compromisso com a defesa dos direitos dos companheiros e companheiras. Uma das nossas grandes lutas pela valorização das categorias é para que a Prefeitura de Campinas reconheça o trabalho e pague o dinheiro do incentivo financeiro como bônus.