SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
03/10/2023

STMC informa: Procon orienta idosos sobre golpes

Aposentados e aposentadas são grandes vítimas de criminosos que tentam de várias formas tirar dinheiro dos mais ingênuos e desatentos


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) alerta os aposentados, aposentadas e pensionistas sobre os golpes que são aplicados para tirar dinheiro dos idosos. É preciso ficar atento e alerta a esses crimes.

O Procon-Campinas orienta os idosos a ficarem atentos a ofertas duvidosas de empréstimos consignados. Não caia em falsas promessas de empréstimos feitas por telefone,  mensagens ou e-mails. Também desconfie de erros de português nas mensagens e de pedidos do envio de selfie para prova de vida do INSS.

Não dê cartões bancários ou de crédito/débito, senhas ou números de contas bancárias para estranhos e terceiros. Se depositarem um dinheiro que você não pediu na sua conta, não mexa. Peça o cancelamento da operação ao banco e o estorno do dinheiro da conta. Se você pegar o dinheiro, o banco entende que aceitou o empréstimo.

Se alguém ligar se fingindo de parente pedindo depósito de PIX ou transferência de dinheiro, não faça a operação. Se ligarem dizendo que é do banco e que é preciso trocar o cartão, não dê o seu endereço e não abra a porta da casa se aparecer alguém. Não pague boletos de contas que você não fez. Nem aceite brindes de lojas que você não foi pessoalmente.  

Se desconfiar de golpe, procure o banco, peça ajuda para um parente de confiança ou informe a polícia.

Nossos aposentados, aposentadas e pensionistas podem contar com a ajuda do Sindicato para tirar dúvidas e pedir ajuda.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665