SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
17/03/2023

STMC solicita SUSPENSÃO IMEDIATA da obrigação de professores realizarem exames de acuidade visual nos alunos

Tarefa estabelecida pela Secretaria de Educação é uma prática abusiva, gera desvio de função e coloca em risco a saúde dos estudantes


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) protocolou, na quinta-feira (16), documento na Secretaria de Educação que solicita a SUSPENSÃO IMEDIATA da obrigatoriedade de os professores efetuarem exames, segundo a escala SNELLEN, como forma de fazer uma primeira investigação para detectar problemas de acuidade visual nos alunos.

A tarefa estabelecida por meio de comunicado do Departamento Pedagógico (DEPE) revoltou os trabalhadores e também o Sindicato, visto que é um claro desvio de função e uma prática abusiva que causa transtornos para os servidores e risco aos alunos. Não é função dos professores realizar teste ou exame de vista nos estudantes.

No documento protocolado pela entidade, a direção do STMC ressalta que os exames de acuidade visual devem ser realizados por um profissional OPTOMETRISTA , que é responsável pelos cuidados primários da saúde visual e ocular. Esse profissional deve ter formação universitária.

A medida adotada pela Secretaria de Educação que impõe a tarefa de os professores realizarem os testes é uma arbitrariedade e causa constrangimento aos trabalhadores. Além do absurdo com os servidores, também pode trazer danos sérios à saúde dos alunos com a emissão de laudos equivocados.

O STMC solicita no documento encaminhado à SME que a obrigatoriedade dos professores realizarem os exames nos alunos seja SUSPENSA IMEDIATAMENTE e ainda pede uma REUNIÃO URGENTE com os dirigentes da Secretaria de Educação para tratar desse assunto.

Vamos continuar lutando para barrar essa prática abusiva e o desvio de função. No documento, deixamos bem claro que “é inconcebível que a gestão crie uma tarefa complexa para os servidores públicos e cabe à Prefeitura de Campinas contratar profissionais capacitados para fazer os exames”.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665