Jacó Bittar é símbolo do movimento sindical no Brasil e uma referência na defesa da democracia, que seu legado norteie a nossa luta
Jacó Bittar é símbolo da luta da classe trabalhadora no Brasil e uma referência na defesa da democracia. No ano de 1973, Jacó fundou o Sindicato dos Petroleiros de Campinas e Paulínia, quando ainda vivíamos os anos de chumbo da ditadura militar. Ele também ocupou o cargo de presidente do sindicato. No ano de 1983, ele liderou a primeira greve de petroleiros da Replan, que é uma das maiores refinarias brasileiras até hoje. O Sindicato dos Petroleiros é um dos mais fortes do país e defende uma das categorias que ajudam a construir a riqueza do Brasil.
No ano de 1980, ao lado de nomes como Luiz Inácio Lula da Silva, Jacó foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi o primeiro presidente do partido. Também foi um dos criadores e presidiu a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Em 1988, ele foi eleito prefeito de Campinas com 32,4% dos votos válidos. Foi a primeira eleição de um político comprometido com a classe trabalhadora e que veio do povo para administrar uma das cidades mais ricas do país e um polo de alta tecnologia com universidades como a Unicamp.
Em sua administração, Jacó investiu na modernização da estrutura da cidade com projetos como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Também criou projetos importantes na área da Educação, Saúde, crescimento sustentável e meio ambiente. Ele governou a cidade de 1989 até 1992.
No ano de 1991, ele se filiou ao PSB, partido no qual continuou sua vida pública lutando ao lado dos trabalhadores, da democracia e de um país melhor para todos. Jacó é um exemplo a ser seguido nos dias tão difíceis que enfrentamos hoje. Sua militância em defesa da classe trabalhadora e de um Brasil mais justo deve nortear a nossa luta.
O STMC se solidariza com familiares, amigos, companheiros da luta sindical e companheiros da luta política.
O velório do ex-prefeito Jacó Bittar será realizado no Cemitério da Saudade, a partir das 11h30, e o enterro ocorrerá às 16h30 no Cemitério de Sousas.
Jacó Bittar, Presente!