Aplicativo que vai ajudar a detectar casos de Covid-19 entre alunos, professores e trabalhadores/as da rede municipal de Educação foi apresentado pelo MPT.
O aplicativo será usado na rede pública municipal para detectar casos suspeitos da doença e evitar a contaminação nas escolas. O software faz um controle em tempo real dos casos suspeitos e os dados são acessados pela Devisa que vai solicitar as medidas para proteção dos trabalhadores, estudantes e toda a comunidade escolar.
A plataforma foi idealizada e desenvolvida pelo MPT e a Unicamp, com a colaboração do STMC, Devisa e da ETEC Euro Albino de Souza (Mogi Guaçu). Durante a apresentação, a procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck afirmou que a tecnologia do aplicativo será cedida gratuitamente aos interessados.
“A licença aberta poderá ser empregada por estados e municípios nos estabelecimentos de ensino, de forma complementar aos mecanismos de vigilância já existentes. Além disso, a ideia é que o app se torne um legado da pandemia, tendo por objetivo proteger a vida e a saúde dos trabalhadores da educação e dos estudantes, também para outras situações de controle de doenças em escolas”, disse a procuradora.
A Direção do STMC espera que o aplicativo seja mais uma forma de evitar a Covid-19 nas escolas e creches municipais. A coordenadora do Sindicato, Claudia Bueno, e nosso advogado, Ricardo Marreti, participaram da apresentação que ocorreu de forma virtual. Também participaram o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, a vice-reitora, Maria Luiza Moretti, e o secretário de Educação, José Jorge Tadeu.