O benefício é uma forma de valorização dos trabalhadores que todos os dias expõem sua vida em ações nas ruas e para garantir a segurança da população.
A lei prevê que a Gratificação de Condições de Operacionalidade Ostensiva (GOP) aos guardas municipais não terá natureza permanente. Ela será paga aos trabalhadores que preencherem condições especificadas na lei. A gratificação corresponderá a 5% do vencimento inicial do nível em que está enquadrado o guarda municipal.
Nosso coordenador do STMC, Lourivam Valeriano, defende uma gratificação acima dos 5% estabelecidos no projeto de autoria da Prefeitura de Campinas. Ele também requer que a gratificação seja permanente.
O STMC celebra a aprovação de uma luta histórica do Sindicato e dos GMs. Mas aguarda que os vereadores façam ajustes no projeto para que a gratificação seja mais ampla e atenda às necessidades dos trabalhadores.
A segunda votação do projeto deve acontecer ainda neste mês de dezembro para que a gratificação já passe a valer a partir de janeiro de 2022.