O presidente da nossa central, Adilson Araújo, afirma em abertura que o desafio agora é conscientizar a classe trabalhadora das mazelas do atual sistema econômico e a necessidade de superação e construção de um novo sistema social.
O presidente da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Adilson Araújo, reforçou que o desafio agora é conscientizar a classe trabalhadora das mazelas do atual modelo e a necessidade de superação e construção de um novo sistema social.
No discurso de abertura, Araújo abordou o cenário mundial e detalhou o caos no Brasil, com recordes de mortes por Covid-19, desemprego e a perda de direitos dos trabalhadores/as. “Nosso desafio é conscientizar a classe trabalhadora sobre as mazelas deste sistema enfermo e apontar a necessidade histórica de sua superação e construção de um novo sistema social, socialista, voltado para a satisfação das necessidades e interesses do povo, o respeito ao meio ambiente e a paz mundial”, disse.
Ele reforçou que “não há perspectiva de solução para a crise que é global (econômica, geopolítica, sanitária e ambiental) nos marcos do sistema capitalista e imperialista”. Araújo disse que o compromisso é com a resistência e a luta enérgica contra o retrocesso. “Talvez mais do que em qualquer outra época histórica a humanidade se defronta com o dilema entre a barbárie capitalista e o socialismo”, afirmou na abertura do Congresso.
A diretoria do STMC participa do congresso. Nossa luta é para defender os direitos dos servidores/as e de toda a classe trabalhadora. Também vamos defender um Brasil melhor e mais justo.