22/07/2021
STMC pede audiência urgente no MPT para questionar esquema de trabalho em CSs
Prefeitura de Campinas anunciou que vai mudar o fluxo de trabalho nos centros de saúde para aumentar a capacidade de vacinação contra a Covid-19. Alteração vai acarretar em sobrecarga de trabalho.

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) protocolou ofício com pedido de audiência urgente no Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15º Região para dialogar com o governo municipal sobre o novo esquema de trabalho nos centros de saúde. O novo fluxo de trabalho passa a valer a partir de segunda-feira (26).
A Prefeitura anunciou que vai dobrar a capacidade de vacinação nos postos de saúde por semana, que passará a realizar a imunização todos os dias nos 64 centros de saúde. O STMC concorda que é importante acelerar a vacinação, mas isso não pode ser realizado impondo sobrecarga de trabalho aos servidores/as.
O Sindicato quer dialogar com o governo municipal para encontrar um caminho que garanta a vacinação, mas sem sobrecarregar os trabalhadores/as que, além de aplicar as doses dos imunizantes, continuarão a realizar outras tarefas como os atendimentos das consultas, a imunização de outras doenças como a gripe e atendimentos de urgência. Outro problema será o risco de aglomeração de pessoas nos postos.
O Sindicato tem procedimentos abertos no MPT para tratar dos impactos da pandemia no dia a dia de trabalho dos servidores/as municipais. Esperamos que o nosso pedido de audiência seja atendido.
Vamos lutar pelos trabalhadores/as que estão há mais de 1 ano cuidando da saúde da população no meio de uma pandemia que matou milhares de pessoas na cidade, incluindo servidores/as públicos municipais.