SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
01/07/2021

Prefeitura diz em audiência que 60 escolas foram monitoradas por casos isolados de Covid-19

O governo também informou que foram registrados quatro surtos, outros sete casos possíveis de surtos foram descartados e há agora outros quatro casos de surtos em investigação. O problema vem sendo denunciado pelo Sindicato ao MPT.


Em audiência pública virtual realizada na Câmara Municipal de Campinas, a direção da Devisa informou aos vereadores que 60 escolas das 208 municipais foram monitoradas e acompanhadas por suspeitas ou casos isolados de Covid-19. Mais outras quatro registraram surtos (quando pelo menos dois casos são registrados na mesma escola), outros sete casos de possíveis surtos foram descartados e há outros quatro casos de surtos em investigação.

O problema de Covid-19 nas escolas vem sendo denunciado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e para o Poder Judiciário. Mesmo com esses casos, a Devisa considerou a situação controlada e as escolas seguras. Mas não informou quantas pessoas foram afastadas na área da Educação porque tiveram Covid-19. A Devisa diz que a maioria das contaminações foi fora das escolas. 

O sindicato vem denunciando e tem ação na Justiça mostrando que a volta às aulas presenciais nas escolas municipais no meio da pandemia, quando ainda há fila por leitos de UTI, é um absurdo e coloca em risco a vida dos trabalhadores/as, estudantes e famílias. 

A direção da Devisa também disse na audiência que os servidores/as e diretores das escolas foram informados e tiveram treinamento sobre os protocolos e procedimentos. Mas o STMC vem recebendo várias denúncias de que  não há uma padronização nos procedimentos dos protocolos e dos afastamentos em caso de Covid-19 e cada escola faz de um jeito. 

De acordo com a Devisa, foram vacinados contra a Covid-19, em Campinas, 27.030 pessoas da área de Educação. Desse total, 19.619 pessoas receberam a primeira dose e apenas 7.411 estão imunizadas com as duas doses.  A direção da Devisa informou que acredita que todos os trabalhadores/as da Educação da rede municipal já tomaram pelo menos a primeira dose. Mas não tem os números. 

A audiência também tratou dos monitores e agentes da Educação Infantil cuja luta pela regulamentação das funções faz parte da pauta de reivindicações do Sindicato. Um grupo de trabalho será formado e terá a participação do STMC e dos trabalhadores/as. 

O STMC vai continuar lutando para defender os trabalhadores/as da Educação.

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665