SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
08/06/2021

STMC participa da criação de aplicativo contra a Covid-19 nas escolas

Inquérito civil aberto pelo MPT, após denúncias do Sindicato sobre a volta das aulas presenciais, foi o primeiro passo para que o app EducaSaúde fosse criado para monitorar casos da doença nas escolas.


A luta do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) deu origem a um aplicativo que será uma importante ferramenta para combater a Covid-19 nas escolas: o EducaSaúde.

O aplicativo é fruto de uma parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15º Região, da Unicamp, do Sindicato dos Servidores, da Devisa e da ETEC Euro Albino de Souza, de Mogi Guaçu. A procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck foi a responsável por idealizar e incentivar o desenvolvimento do app e conseguiu convencer todos os envolvidos no processo em colaborar nessa iniciativa. A meta é que ele seja implantado em outros municípios e estados.

O objetivo é fazer um monitoramento bem de perto dos casos de Covid-19 na rede municipal, que servirá como uma barreira sanitária. A ferramenta começará a ser testada em Barão Geraldo no mês de julho. O uso do app na rede municipal depende apenas da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em audiência que ainda deve ser marcada pelo MPT com STMC e Prefeitura.

“O aplicativo é uma plataforma de software dedicada para o acompanhamento e prevenção, em tempo real, da pandemia de Covid-19 em unidades escolares. De forma integrada com os órgãos de monitoramento, em especial a Vigilância Epidemiológica, o aplicativo possibilitará informações precisas que vão permitir o acompanhamento e também a prevenção da transmissão da doença”, explica o engenheiro de Segurança do Trabalho do STMC, Eduardo Martinho Rodrigues.

Ele completa que a tecnologia age como uma barreira e vai ajudar superar as dificuldades que atualmente ocorrem relativas à identificação de casos suspeitos e /ou confirmados de Covid-19 na rede municipal de ensino.

No aplicativo, será possível informar sintomas suspeitos de Covid-19. Os dados serão encaminhados para o órgão de Vigilância Sanitária. E também será emitido um aviso para que a pessoa não vá a aula ou tenha contato com outras pessoas.

O STMC luta para garantir a vida e a saúde dos trabalhadores/as, alunos, pais e comunidade escolar. O Sindicato reforça que é contra a volta das aulas presenciais nas escolas durante a pandemia.

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665