STMC entrou com ação pedindo liminar para suspender a volta das aulas presenciais na rede municipal de ensino.
Em despacho, o Ministério Público Estadual (MPE), informou que a Prefeitura de Campinas na resposta apresentada não colocou informações atualizadas. “Embora relate todo o procedimento realizado antes da decisão pela retomada das aulas presenciais, não atualizou as informações apresentadas pelo Sindicato”, diz o despacho.
O procurador Rafael de Oliveira Araújo informou que é prudente ouvir novamente o Sindicato para analisar as informações da Prefeitura e para a atualização dos dados, já que o STMC fez fiscalizações nas escolas municipais após a volta das aulas em 26 de abril.
O Departamento Jurídico já está providenciando todo o material do relatório e também sobre os surtos de Covid-19 em escolas municipais. Os casos que já somam mais de 15 pessoas infectadas. Os números foram confirmados pelo próprio governo municipal.
O STMC espera que o MPE e também a Justiça façam uma análise ágil das informações e suspendam as aulas presenciais. O cenário da pandemia do novo coronavírus ainda é muito grave em Campinas e no Brasil. Na cidade, 3.230 pessoas morreram e há novamente fila de pacientes no SUS esperando por um leito de UTI.
O STMC vai continuar lutando em defesa da Vida e da Educação.