SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
13/05/2021

STMC informa sobre todas as ações realizadas em defesa dos trabalhadores/as durante Plenária da Educação

Os diretores do Sindicato mostraram aos servidores/as todo o trabalho realizado desde março de 2020, quando começou a pandemia. STMC também apontou próximos passos como resolver a situação dos servidores/as com comorbidades, irregularidades na retomada das aulas presenciais e a pauta da educação na Campanha Salarial 2021.


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) realizou na tarde desta quinta-feira (13) uma Plenária Virtual da Educação. Nossa coordenadora-geral, Cláudia Bueno, apresentou todas as ações que foram realizadas até agora para defender os trabalhadores durante a pandemia.

“Foi o trabalho do Sindicato que impediu que as aulas voltassem várias vezes desde o ano passado. Agora foi liberado pela Secretaria de Saúde e o prefeito médico de Campinas (Dário Saadi). O Sindicato é contra e temos uma ação na Justiça para barrar a volta. A Prefeitura está contestando a ação”, disse.

Ela também destacou que o Sindicato fez várias denúncias no Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15º Região que provocaram a abertura de procedimentos. Foram esses processos que impediram o retorno até maio, que barraram a volta de gestantes e também que está discutindo a situação dos trabalhadores com comorbidades e grupos de risco.

“Também fizemos um ato público. Fomos até a Prefeitura falar com secretários várias vezes. Distribuímos carta aberta à população. As nossas audiências têm a participação de um representante dos trabalhadores que é o Cláudio Borges do Conselho Municipal de Educação”, apontou.

Cláudia afirmou que o STMC fez fiscalizações nas 207 escolas municipais e encontrou irregularidades nessa volta às aulas. Um relatório foi encaminhado ao MPT e foi solicitada uma nova audiência para discutir esses problemas e também a situação das pessoas com comorbidades que precisam de teletrabalho.

Na Plenária, foi apresentada a pauta da Campanha Salarial 2021. O diretor Rodolfo Fais destacou que o STMC vai lutar para que o governo municipal abra uma negociação com os trabalhadores, mesmo com decreto municipal e lei federal que congela salários e barra aumentos e outros benefícios. A diretora Vera Claro apresentou a pauta específica da educação mostrando que as reinvindicações atendem necessidades desde os monitores até os trabalhadores da Fumec.

O Sindicato informou aos trabalhadores que a Plenária aconteceu no começo da tarde atendendo disposição do Estatuto Sindical. Cláudia Bueno também tratou de um questionamento recorrente que é o pedido de greve. Ela lembrou que as mudanças nas legislações impuseram várias sanções para trabalhadores em greve e que a via da negociação e de buscar direitos na Justiça foi o caminho adotado para evitar perdas e represálias aos trabalhadores.

A diretora Rosana Medina deixou claro que o trabalho do STMC vem gerando importantes resultados e que o Sindicato vai atuar em dois novos grupos de trabalhos importantes para defender direitos dos monitores e também dos professores-adjuntos.


 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665