SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
05/05/2021

STMC participa de Frente Ampla da Educação

O Sindicato faz parte de um grupo com Afuse, Sinpro, Apeoesp e entidades que representam os profissionais da rede privada que defendem os trabalhadores/as e a educação.


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) participa da Frente Ampla da Educação formada por entidades que representam os trabalhadores/as das redes pública e privada de educação. O objetivo é defender os profissionais e também discutir ações para uma educação de qualidade. Nesta quarta-feira (5 de maio), a Frente fará mais uma reunião.

O trabalho conjunto será em várias frentes – desde ações para barrar a volta das aulas presenciais até o debate com autoridades sobre políticas para a educação. Todas as entidades estão envolvidas em garantir que a vida e a saúde dos trabalhadores/as, estudantes, famílias e comunidade escolar sejam defendidas.

O STMC se une com o Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse), Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro), Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e outras entidades que representam profissionais da rede particular de ensino.

O STMC vem fazendo fiscalizações nas escolas e creches que retomaram as atividades presenciais. O Sindicato encontrou várias irregularidades como falta de manutenção e falta até de marcação de distanciamento. Na educação infantil, os protocolos sanitários para os agrupamentos 1 e 2 não atendem as necessidades de segurança contra a Covid-19.

Reclamações recorrentes dos trabalhadores foram a volta ao trabalho dos grupos de risco e comorbidades e, também, o retorno dos trabalhadores/as, mesmo sem a vacinação de todos os profissionais da Educação.

Diferentemente de outros trabalhadores da linha de frente de atendimento da população que foram imunizados, apenas na educação foi estabelecido escalonamento para a vacinação. Assim, até agora apenas os profissionais acima de 47 anos estão sendo vacinados – e ainda apenas com a 1º dose. Todos os outros trabalhadores/as tiveram que voltar sem nenhuma segurança.

O STMC tem denúncias e procedimentos abertos no Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15º Região. O Sindicato também entrou na Justiça para barrar a volta das aulas presenciais nas escolas municipais. Todas as denúncias e irregularidades estão sendo encaminhadas para o MPT e o Poder Judiciário.

Juntos vamos lutar pelos trabalhadores/as, pela Vida e pela Educação.

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665