A sala é mais uma iniciativa do Programa Guarda Amigo da Mulher (GAMA), O espaço servirá para o acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica. A Sala Lilás fica na Base 2, localizada na Avenida Moraes Salles, perto do Terminal Central.
O trabalho de proteção das mulheres contra a violência doméstica é parte da missão da GM e a inauguração da Sala Lilás acontece neste Dia Internacional da Mulher. Atualmente, a corporação é comandada pela segunda vez por Maria de Lourdes Soares, que já havia ficado à frente da GM em 2011.
O espaço foi estruturado para acolher e dar segurança para as mulheres que buscarem pelo amparo da GM. Além dos atendimentos das mulheres, na Sala Lilás também tem brinquedoteca para as crianças brincarem enquanto as mães são acolhidas e atendidas.
O Programa GAMA acompanha, atualmente, 164 mulheres que têm medidas protetivas da Justiça contra companheiros violentos. No trabalho, a GM faz visitas regulares para monitorar a situação e checar se o infrator descumpre a medida protetiva e volta a se aproximar da vítima.
Neste ano, a equipe da GAMA fez 333 visitas e três homens foram detidos por descumprirem as medidas protetivas. O programa foi criado em 2016, com base na Lei Maria da Penha que trata da violência contra a mulher.