SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
01/12/2020

NOTA DE REPÚDIO: O STMC repudia a medida adotada pela SME de aprovar de forma compulsória os alunos do EJA 1

A Resolução nº 15/2020 publicada no Diário Oficial determina que não haverá retenção de estudantes neste ano. Mas estamos falando de jovens e idosos que estão começando a aprender a ler e escrever. A simples progressão deles para o EJA 2, que é considerado como a 5º Série do Ensino Fundamental, vai incapacitá-los e desestimulá-los a continuar a alfabetização.


O STMC repudia a medida adotada pela Secretaria Municipal de Educação de aprovar de forma compulsória os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) 1. A Resolução nº 15/2020 publicada no Diário Oficial determina que não haverá retenção de estudantes neste ano. Mas estamos falando de jovens e idosos que estão começando a aprender a ler e escrever. E que neste ano não tiveram como fazer aulas on-line.

A simples progressão deles para o EJA 2, que é considerado como a 5º Série do Ensino Fundamental, vai incapacitá-los e desestimulá-los a continuar a alfabetização.

O STMC defende que seja criado um programa de acompanhamento dos alunos do EJA 1 da Fundação Municipal da Educação Comunitária (Fumec) para que eles retomem os estudos e possam continuar a aprender a ler e escrever.

Não adianta imaginar que em uma canetada serão resolvidos todos os problemas criados com a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Esperamos que a Secretaria Municipal de Educação reavalie a Resolução e faça uma análise caso a caso, lembrando que a Educação é um direito garantido a todos os brasileiros na Constituição Federal. Os alunos do EJA 1 merecem mais respeito e um tratamento que realmente os ajude a serem alfabetizados.

A Direção do STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665