Sindicato terá audiência em breve no Ministério Público do Trabalho (MPT) para exigir que todos os trabalhadores recebam a insalubridade durante a pandemia. STMC provou condições precárias de trabalho em várias unidades de Saúde.
Mesmo estabelecendo um acordo com o MPT da 15º Região e o Sindicato para pagar a insalubridade para os profissionais na linha de frente de combate à Covid-19, cabe às chefias definir quem tem direito e muitos servidores que se enquadram têm os pedidos indeferidos com laudos que não retratam a realidade de trabalho.
O STMC denunciou essa situação e provou, por meio de relatório técnico de visita em 67 unidades de Saúde, que todos os trabalhadores têm que receber a insalubridade em grau máximo 40%. Todos estão na linha de frente e colocando a vida em risco para salvar a população.
O Departamento de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Campinas visitou apenas três locais e vêm atestando que está tudo normal, quando verificamos que já retiraram até os bloqueios de acrílico da recepção de unidades de Saúde. Ainda estamos no meio de uma pandemia que vem matando milhares de pessoas.
Não aceitamos esse absurdo. Vamos exigir o pagamento da insalubridade para todos os trabalhadores na linha de frente e também que os ambientes de trabalho sejam seguros.
Vamos defender os direitos e a vida dos trabalhadores.