Neste Dia da Consciência Negra, mais do que homenagens, é uma data para mostrar que lutamos por um mundo com igualdade racial. Convidamos todos a acompanhar a live Canto do Almirante, realizada pela CTB, que homenageia João Cândido, que defendeu os direitos de servidores públicos na Revolta da Chibata.
A pandemia do novo coronavírus aprofundou ainda mais a injustiça social com os negros. De acordo com dados do Dieese, dos 8 milhões de pessoas que perderam o emprego nos dois primeiros trimestres de 2020 no Brasil, 6,3 milhões eram homens e mulheres negros. O número representou 71% do total.
O dado mostra o quanto ainda precisamos avançar para conquistar, de fato, a igualdade racial no mercado de trabalho e na sociedade. O STMC tem uma luta de anos em favor dessa bandeira que é de todos nós que queremos justiça social e um país melhor.
Para reforçar essa luta, nos juntamos à nossa central sindical CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) em uma live musical, às 19h, no canal do YouTube da entidade. O Canto do Almirante Negro terá a mediação do presidente da CTB, Adilson Araújo, e da secretária de Igualdade Racial, Mônica Custódio. A cantora e compositora Vanessa Borges e o cantor, compositor e multi-instrumentalista Robherval Santos farão a trilha sonora.
O evento homenageia João Cândido, que liderou a Revolta da Chibata, em 1910. João defendeu os direitos dos marinheiros, que recebiam castigos físicos executados pela Marinha do Brasil, principalmente os negros e pardos. Os marinheiros eram servidores públicos e João, assim como nós hoje, lutou para garantir um trabalho mais digno para os trabalhadores.
Não ao preconceito!
STMC na luta pela Igualdade Racial!