Líderes da central e dos sindicatos vão debater sobre a proposta de Reforma Administrativa e estabelecer uma agenda de lutas para que a PEC do Mal de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes seja derrubada. Vamos lutar pelos direitos dos servidores e por um serviço público de qualidade.
As lideranças do nosso Sindicato vão participar do encontro e propor uma mobilização nacional de todos os setores do funcionalismo público para barrar a proposta e mostrar a importância que os trabalhadores têm no atendimento à população.
A PEC 32 quer acabar com a estabilidade dos servidores, cria cinco regimes diferentes de contratações no serviço público (incluindo temporário), estabelece um período de experiência antes da efetiva contratação, acaba com promoções automáticas e benefícios (como licença-prêmio e adicional por tempo de serviço) e dá ao presidente o poder de extinguir órgãos e cargos.
Mas ela é só a primeira parte do desmonte do serviço público. A dupla Bolsonaro e Guedes pretende enviar mais dois projetos que permitirão demitir os trabalhadores que forem considerados com mau desempenho e ainda vão impor salários mais baixos que os atuais para os novos contratados.
Na verdade, a Reforma Administrativa vai atingir apenas os trabalhadores que ganham menos e que mais se dedicam ao atendimento da população. Como sempre, o governo barganha para se manter no poder e deixa de fora as castas que já têm privilégios, como militares, juízes, promotores e parlamentares (deputados e senadores).
Mas vai ter luta. Vai ter muita luta.
STMC contra a PEC 32.
STMC em Defesa dos Servidores Públicos.