Sindicato exige explicações da Prefeitura sobre o plano de retomada das aulas presenciais em Outubro. Não há até agora nenhuma garantia de que servidores, alunos e famílias não sejam infectadas nas escolas.
Até agora, não foi criado um grupo de trabalho reunindo todos os segmentos interessados para discutir uma proposta que fosse, de fato, viável ou que fosse definido um prazo factível, a partir de medidas como a aplicação de uma vacina eficaz contra a Covid-19. Anunciar o retorno das aulas presenciais sem que existam as condições ideais é um absurdo e desrespeito com servidores, estudantes, pais, famílias e a comunidade escolar.
Somos favoráveis à testagem em massa de todos os servidores, mas o teste não pode servir de parâmetro para que a Prefeitura de Campinas determine o retorno das aulas. O governo não pode colocar em risco a vida dos trabalhadores, estudantes, famílias e comunidade escolar só para atender a pressão da rede privada.
O Sindicato já tem várias denúncias no Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre o desrespeito da Prefeitura de Campinas com os servidores durante a pandemia. Também entramos com processos na Justiça. Vamos lutar para que os trabalhadores não sejam expostos ao risco de contrair coronavírus.
STMC em Defesa da Educação e da Vida!