Prefeitura de Campinas informou que começa hoje a testar os servidores da Saúde. Mas MPT pediu, na semana passada, informações sobre reunião de padronização da testagem dos trabalhadores, projeto de capacitação da testagem e informações sobre afastamentos de servidores por Covid-19.
De acordo com informações da Prefeitura de Campinas, inicialmente, serão testados os trabalhadores da área da Saúde. Conforme o governo, serão testadas todas as pessoas que atuam na área, como equipes médicas, de enfermagem, de higiene, de limpeza, de nutrição, de vigilância e outros profissionais.
Os testes serão realizados em pessoas assintomáticas (sem sintomas) e que não tiveram resultado positivo para Covid anteriormente. Caso seja dado positivo para a produção de anticorpos recentemente, o servidor será afastado por sete dias. Cada unidade vai fazer os testes nos trabalhadores.
Na última semana, a procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck deu 10 dias para a Prefeitura informar a comprovação de realização de reunião com os gestores acerca da padronização de testagem dos trabalhadores. O governo tem que enviar o projeto de capacitação sobre a testagem dos profissionais de Saúde.
A Prefeitura precisa também mandar a relação atualizada do mês de Julho do número de profissionais da Saúde afastados por covid-19 por unidade de Saúde e também por síndrome respiratória por unidade de Saúde; profissionais de Saúde que vieram a óbito por unidade e número de testagem realizadas por RT-PCR por unidade de Saúde.
O STMC vai acompanhar bem de perto como a Prefeitura de Campinas está fazendo a testagem e , se o governo segue o que foi acordado em audiência realizada no dia 24 de Julho em processo aberto, após denúncias do Sindicato no MPT.
Desde o começo da pandemia, o STMC denuncia e luta para garantir a segurança dos trabalhadores contra o coronavírus.