SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
01/07/2020

STMC denuncia riscos para os servidores que estão no combate ao Covid-19

Desde o início da pandemia, o Sindicato exige, cobra e denuncia descaso da Prefeitura de Campinas com o funcionalismo público na proteção dos trabalhadores contra o coronavírus.


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) vem lutando pela saúde e integridade dos servidores públicos desde o início da pandemia. Em audiência realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT), em 17 de junho, o Sindicato denunciou, mais uma vez, a necessidade de fazer testes de Covid-19 em todos os funcionários públicos, principalmente os trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, e também que os servidores do grupo de risco sejam afastados do trabalho ou sejam remanejados para outra função.

Mais uma vez, o STMC deixou claro que o governo do prefeito Jonas Donizette está desrespeitando o funcionalismo e colocando trabalhadores em risco. Desde o começo da pandemia, o Sindicato luta pelos servidores. Criamos uma força-tarefa junto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para garantir condições seguras de trabalho, principalmente para os trabalhadores da Saúde e de áreas que estejam atendendo diretamente à população.

Na audiência, a procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck solicitou que o Município envie a cada 10 dias uma relação contendo: o número de profissionais de saúde que estão afastados por covid 19,  afastados por síndrome respiratória e profissionais da saúde que vieram a óbito. Também foi pedido pela procuradora que um representante do STMC fosse incluído no grupo de discussão para a elaboração de um plano para fazer os testes nos profissionais da Saúde em Campinas.

Apesar do comprometimento da representante da Prefeitura que esteve na audiência, até o momento ninguém do Sindicato foi incluído nesse grupo para a discussão da testagem de todos os servidores da Saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19.

Outra promessa feita na audiência que até agora não foi cumprida pela Prefeitura de Campinas foi a emissão de uma orientação para as comissões julgadoras dos pedidos de afastamento dos servidores do grupo de risco para padronizar a análise dos requisitos.

O Sindicato vem fazendo o seu papel de lutar pelos servidores públicos. Estamos denunciando o desrespeito do governo municipal nos órgãos competentes da Justiça do Trabalho e exigindo providências urgentes.

Conseguimos importantes vitórias como a entrega de EPIs, a padronização e treinamento do uso de EPIs, a realização de testes nos guardas municipais, concessão de adicional de insalubridade para todos os agentes de saúde e outras reinvindicações que estão na pauta de lutas do STMC.

Denunciem a falta de testes, falta de EPIs, condições precárias de trabalho, dificuldade de afastamento.
 

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45»
vídeos
6º CONGRESSO NACIONAL DA CTB
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665