A conscientização sobre a importância deles na sociedade passa pelo combate a qualquer tipo de violência seja física ou psicológica. Com a pandemia, aumenta a preocupação com a saúde e bem-estar dos idosos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”.
É considerada violência contra os idosos a negligência, o abandono, a violência física, as violências psicológica e emocional, e a violência financeira. Em nota, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, enviou uma mensagem sobre essa data tão importante:
"A pandemia do Covid-19 está causando medo e sofrimento incalculáveis ??para as pessoas idosas em todo o mundo. Além de seu impacto imediato na saúde, a pandemia está colocando as pessoas mais velhas em maior risco de pobreza, discriminação e isolamento. É provável que tenha um impacto particularmente devastador sobre as pessoas idosas nos países em desenvolvimento. Os idosos têm os mesmos direitos à vida e à saúde que todos os outros. As decisões difíceis em torno dos cuidados médicos que salvam vidas devem respeitar os direitos humanos e a dignidade de todos".
Denuncie qualquer tipo de violência contra os idosos.
Ame e cuide dos nossos idosos!