SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
29/08/2019

Guarda Municipal: STMC cobra solução para ronda com motos

As rondas estão sendo feitas somente com viaturas (carros).


Foto: Catarina Bicudo
A direção do STMC, representada por Lourivam Valeriano, e um grupo de Guardas Municipais, se reuniram com o Secretário Luiz Augusto Baggio, da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Público, e com o comando da Guarda Municipal para conversar sobre: a troca dos capacetes e dos bonés (cobertura), novos, porém fora das normas de uso, e sobre a gratificação aos guardas municipais do Grupo de Patrulhamento Ostensivo com Motos (GPOM), como forma de valorização da categoria. 

Durante a reunião, o diretor do STMC, Lourivam Valeriano, cobrou uma explicação sobre essa situação. O Secretário Luiz Augusto Baggio, admitiu que os guardas não estão fazendo rondas com motos porque os capacetes são antigos, ou seja, estão vencidos, e os guardas não querem usar os novos capacetes que estão fora das normas de uso. As rondas estão sendo feitas somente com viaturas (carros).   

De acordo com os Guardas Municipais, os capacetes, que já foram recebidos, não têm viseiras adequadas para o uso no sol e forros internos removíveis para higienização, conforme as especificações das normas de uso de capacetes em rondas. Já os bonés (cobertura) também foram recebidos e devolvidos porque estavam sem o forro interno. Sobre isso, o Secretário também admitiu que deve ter ocorrido erros nas descrições durante as licitações de compras e que, portanto, está negociando as trocas, o que representa o má administração do dinheiro público, no qual a sociedade perde com a falta de condições de trabalho dos agentes públicos de segurança. 

Baggio também explicou que a gratificação dos Guardas Municipais foi solicitada a pedido do STMC, através do Ofício GS – SMCASP, Nº 126/2019, em 16/08/19.  O documento está sendo analisado pelo Prefeito. 

Atualmente, Campinas tem 699 guardas municipais na corporação, sendo 149 mulheres e 550 homens. Um número muito abaixo para a necessária segurança de uma população com de 1.204.073 habitantes, conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada ontem (29/08). Por isso, o STMC defende que as rondas com veículos novos e motos, assim como as condições adequadas de trabalho, são cada vez mais imprescindíveis.

Vale ressaltar, que depois de anos de luta, o STMC conquistou para a categoria a renovação da frota. A GM recebeu 20 veículos Duster, para rondas ostensivas e supervisão; 24 Gol para as bases/patrulhamento de rotina; seis SW4 Toyota (tipo Suv) para Grupo de Apoio Especial (GAE); oito caminhonetes cabine dupla Toyota Hilux (para ambiental, rural, canil, base 3 - Barão Geraldo e para base 8 - Ouro Verde); uma caminhonete S10 (para logística); dois furgões Ducato e um Fiorino, além de oito motos. 

 

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665