SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
12/04/2019

Dança Circular é um conjunto de exemplos de danças folclóricas

Dança Circular ocorrida ontem, dia 11/04, aconteceu no Parque das Águas.


Aposentados/as dão as mãos em representação da união. /

A Dança Circular ocorrida ontem, dia 11/04, aconteceu no Parque das Águas em meio à natureza e numa manhã ensolarada de céu azul. Para a Dança Circular, mediado por Mairany Gabriel, foi tocado músicas folclóricas, como alecrim dourado, etc. Após a dança, os aposentados prestigiaram um delicioso café da manhã com frutas frescas, sucos e lanchinhos.
 

A Dança Circular traz diversos benefícios para as pessoas idosas. Porque além de se movimentar, alongar, a atividade também motiva os participantes a cantarem e a agradecerem pela vida e pelas as amizades.  
 

A atividade trabalha os cincos sentidos do ser humano, a visão, pois motiva o olhar para o próximo, a audição, para escutar e entender as músicas, o olfato, porque aproxima o participante da natureza, o tato, porque incentiva a dar as mãos ao outro participante, entre outras gesticulações de agradecimentos, e o paladar, porque depois da atividade todos partilham do café da manhã. Enfim, a atividade proporciona momentos relaxantes em grupo, motivando a conexão com outras pessoas e com a natureza.
 

A história da Dança Circular é bem interessante. Ela é considerada uma expressão artística dos povos mais antigos durante a celebração em grupo para agradecer os plantios, colheitas, a chegada das chuvas, nascimentos, casamentos, etc.
 

Foi o bailarino clássico e coreógrafo, Bernhard Wosien, que em 1976, após pesquisar as celebrações em diversas comunidades espalhadas pelo mundo, fez uma coletânea das diferentes expressões folclóricas, originando Dança Circular.


Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665