SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
22/08/2018

Meditação no STMC: Aula contribuiu para identificar os pensamentos prejudiciais e a entender as emoções 

A aula foi ministrada por Paula Ribeiro.


Hoje foi dia de Meditação na sede social do STMC para aposentados/as. A aula foi ministrada por Paula Ribeiro, no período da manhã. A meditação é uma importante terapia indicada para qualquer pessoa que tenha a pretensão do autoconhecimento, já que essa não é uma tarefa fácil, afinal, são várias as etapas da vida e elas causam mudanças internas e externas. 

Por esses motivos, a meditação de hoje, no STMC, focou a necessidade de valorizar o momento presente e os pensamentos que os contorna. 

A meditação procurou mostrar que não faz bem deixar de curtir o tempo presente, deixando-o encolhido diante dos diversos afazeres da vida, oferecendo maiores espaços as angústias do futuro e aos sentimentos do tempo que já se foi. 

O presente é agora. E o que você faz dele?

A meditação também busca essa resposta e ensina que as emoções geradas por alguns pensamentos podem ter como consequência ações destrutivas no meio familiar, no trabalho e na sociedade. A busca de quem medita também é pela racionalização dos motivos que fazem surgir pensamentos e sentimentos que resultam em ações nem sempre positivas.
 
A professora de meditação Paula Ribeiro, explicou que essa técnica de meditação - que busca o entendimento sobre a geração dos pensamentos e dos sentimentos - pode mudar vida das pessoas para melhor. 

“Durante a aula expliquei sobre os caminhos percorridos pelos pensamentos, desde o fato até a emoção. O fato em si não gera emoções, o que gera emoções é o que se pensa sobre o fato. Quando não há controle desses pensamentos, as emoções podem ser de preocupação, de ansiedade, de nervosismo.”, disse Paula. 

Depois da explicação, os participantes meditaram para observar como funciona a sua própria mente. Segundo Paula, o objetivo foi mostrar que a partir do momento que a pessoa entende como costuma pensar, então, fica mais fácil controlar as suas emoções e consequentemente, as suas ações, tornando a vida mais leve e positiva. 

A prática de meditar contribui para o reconhecimento dos pensamentos prejudiciais e as consequências deles, sendo  importante para a construção de um mundo melhor, afinal, a interação e influencias das relações humanas são constantes. 

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665