SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
02/04/2018

Aposentada Regina Zagolin transformou alunos/as resistentes em cidadãos curiosos pelo conhecimento

Regina mostrou para seus alunos/as que estudar era algo muito legal e prazeroso.


A servidora Regina Batista Zagolin, de 67 anos, está aposentada há 14 anos e é sócia do STMC há 24 anos. Nasceu no interior, em Olímpia, cidade das águas térmicas e veio para Campinas para fazer faculdade de Educação Artística. Aqui casou e foi trabalhar em escolas da Prefeitura para alunos do 1º aninho do primário até a 8º série.

O começo da carreira não foi nada fácil.  “No começo os alunos faziam de tudo para o professor mais novo sair da escola. Não atendiam, conversam muito e até riscavam o carro, como aconteceu comigo”, disse.

Regina não desistiu dos seus alunos/as. Foi firme e mostrou para eles/as que estudar era algo muito legal e prazeroso, mudando assim a mentalidade de todos/as. Então, resolveu trabalhar com grupos de alunos/as na escola onde trabalhou por mais tempo, na EMEF Elvira Muraro. Quem gostava de artes cênicas, montava uma  peça de teatro, quem preferia a música, escolhia a trilha sonora e treinava algumas canções, e aqueles que gostavam de artes plásticas desenhavam e faziam outras artes legais. A mudança na sala de aula e com a professora foi radical. Eles/as adoravam a minha aula porque cada um fazia aquilo que gostavam e havia uma interação maravilhosa, de respeito, entre os alunos”, disse orgulhosa.    

A professora Regina também contou que os temas escolhidos para os trabalhos eram de acordo com os temas trabalhados em sala de aula em outras disciplinas. “A gente usava os temas das aulas de português, de geografia, história, enfim, até de ciências. Eles aprendiam muito através da arte”, disse. E no final do ano, os alunos/as escolhiam um tema e preparavam, em equipe, uma apresentação de final de ano.

A servidora contribui com o seu conhecimento e transformou alunos/as em cidadãos curiosos e com necessidade de aprender. No entanto, precisou se aposentar devido a uma doença. “Fui obrigada a me aposentar por causa das dores que sinto devido a artrose generalizada. Já fiz diversas cirurgias em várias partes do corpo e não tenho condições de andar muito, de fica muito tempo em pé, de escrever.”, disse.

Regina contou que a dor é crônica e precisou aprender a viver com ela. Realmente, uma das características de Regina é ser guerreira. “Procuro levar a minha vida de maneira mais normal possível sem me preocupar com a dor”, disse.

Hoje, Regina tem quatro netos, todos pequenos e gosta de estar em família. “Eles entenderam que não posso ficar correndo atrás deles, então, nos reunimos no sofá e brincamos. É muito bom”, disse.

A servidora também está sempre no STMC sendo atendida na Esmalteria e todo mês pega um boletim informativo. “Gosto de estar sempre bem informada sobre o que acontece no Sindicato e de estar aqui porque sou muito bem atendida”, disse.


Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665