SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
06/12/2017

Professores Adjuntos: Remoção, Blocos e Organização

Breve histórico da luta dos professores adjuntos I e II


 
No Serviço Público Municipal da Cidade de Campinas desde 2009, o Professor Adjunto vem batalhando pelo reconhecimento de seus direitos como trabalhador pertencente ao Quadro do Magistério. Recentemente, conquistou a formação e a implementação de Blocos de escolas para os professores adjuntos I e II da rede se organizarem. Os blocos são conjuntos de escolas próximas.

Por se tratar de professores substitutos, a organização da vida funcional desses servidores/as, obedecia às regras diferentes dos demais professores da rede. Como por exemplo: os professores adjuntos eram removidos compulsoriamente e recebiam a metade do valor do vale - alimentação dos servidores. Durante o ano letivo, essa diferenciação trazia prejuízos e muitas incertezas para a maioria desses profissionais. Foi assim por quase uma década, mas com a luta do STMC e do segmento, agora recebem valor integral.

Recentemente, a categoria levou até o STMC diversas demandas, como por exemplo: a formação e atribuição de blocos de escolas para que este profissional tivesse a partir daí uma unidade educacional sede, responsável por organizar a sua vida funcional; participação em concurso anual de remoção, como todo servidor/a pertencente ao Quadro do Magistério da cidade.

O STMC abraçou a causa dos trabalhadores e empenhou  todos os esforços para que à partir de 2017, o professor adjunto pudesse ter uma vida funcional semelhante à vida de seus colegas titulares. Essa mudança proporcionou uma maior qualidade na relação professor, secretaria de educação e comunidade.

Como toda conquista essa também não foi fácil. Primeiro, o Sindicato lutou pela instauração de uma Comissão que foi composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), diretores sindicais e trabalhadores, para que juntos pudessem pensar como se daria todo esse processo de formação, atribuição e remoção de blocos.

Foram quase dois anos de reuniões, consultas jurídicas, implementações, coletas de demandas e devolutivas aos trabalhadores/as da base para chegar-se a Resolução de Atribuição e Remoção de blocos para os professores adjuntos dessa cidade, no ano de 2017/18.  Essa conquista garante entre outros benefícios, o fim do Assédio Moral que rotineiramente era praticado.

O que para alguns era só “conversa”, se apresenta nesta data (07/12) como o fim vitorioso de todo o processo de Atribuição/Remoção para o Professor adjunto em 2017/18.

Sem perder de vista todo o trabalho que ainda existe pela frente, é hora de comemorar esse significativo avanço na carreira desses profissionais, tão necessários ao funcionamento da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Campinas.

STMC, uma história de luta, trabalho e conquistas.

Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665