SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
06/11/2017

Agora Somos todos/as Azul!

O STMC alerta sobre a necessidade de se fazer consultas rotineiras para prevenir o câncer de próstata


 
A cor mudou, mas a luta contra o câncer continua. Em Outubro Rosa o STMC estava na luta contra o câncer de mama. Agora com a campanha “Agora Somos Todos Azul!”, em referência ao Novembro Azul, o STMC adere a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. 
 
Através desta campanha, que teve início no dia 1º de Novembro, o STMC alerta sobre a necessidade de se fazer consultas rotineiras para prevenir o câncer de próstata.  A ideia é quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e de fazer os exames necessários, inclusive o de toque.
 
É necessário diminuir os números de casos através da prevenção. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2016 foram registrados 61.200 casos de novos casos de câncer de próstata. Já o número de mortes foi de 13.772. 
 
O INCA também informa que a incidência e a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos e que pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes.
 
História 
 
No Brasil, a Campanha o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2014, a exemplo do movimento que surgiu na Austrália em 2003. Aqui no Brasil, em 2014, diversos pontos turísticos ficaram iluminados de azul como forma de prevenção, como por exemplo: Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, etc. 
Em vários países, o bigode é símbolo da campanha, onde são debatidos os temas sobre o câncer de próstata, entre outras doenças. O STMC também aderiu a esse símbolo.
 
Cuidados com a saúde
 
Segundo informações do site Instituto Nacional do Câncer (Inca), está comprovado que uma dieta com menos gordura e rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, pode diminuir o risco de câncer, além de outras doenças.  
 
Hábitos saudáveis também são importantes como fazer caminhadas, manter o peso adequado à altura, evitar o consumo de álcool e não fumar.

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665