SINDICATO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS
SÍGA-NOS
NOTÍCIAS
31/10/2017

Diretoria do STMC se reuniu com grupo de técnicos/as em farmácia para discutir pautas

STMC faz diversas denúncias e move ações na Justiça


A diretoria do STMC se reuniu com os trabalhadores/as do segmento de farmácia (técnicos em farmácia ou agentes de apoio a farmácia), no dia 27 de outubro, para discutir a questão do não reconhecimento da profissão por parte da Prefeitura, que não paga o salário correspondente, e por parte do Conselho de Regional de Farmácia, que vem desqualificando a categoria em entrevistas para a imprensa.
 

Segundo a diretoria da STMC, os trabalhadores/as estão se sentindo desrespeitados por causa dessas informações que estão sendo divulgadas, como se os técnicos/as de farmácia fossem leigos para o atendimento à população, causando assim, a desconforto por parte dos usuários. Por isso, o STMC enviará ao Conselho, uma solicitação de esclarecimento sobre sua posição referente ao trabalho dos técnicos/as de farmácia. 

Os técnicos/as em farmácia que trabalham nas unidades de saúde do munícipio de Campinas são capacitados para desempenharem o seu trabalho. Todos são concursados e para tomarem posse do cargo foi exigida a qualificação, conforme o edital do concurso (06/2011 e 03/2013). 

A função básica do técnico em farmácia é entregar o remédio para o paciente, conforme prescrição médica, além de receber e organizar os medicamentos a serem distribuídos. No entanto, a presença do profissional farmacêutico/a para a entrega do remédio ao paciente é obrigatória, principalmente, na dispensação dos psicotrópicos, conforme as leis federal 13.021/14 e 13.021/14.
 

Mas, ocorre que o STMC, juntamente com os trabalhadores/as, há anos vem denunciando que a maioria das unidades de farmácia não tem o profissional farmacêutico/a.

O STMC está movendo diversas ações na Justiça referentes às irregularidades na área de saúde. Uma dessas ações solicita que os técnicos em farmácia receba o pagamento por insalubridade e outra questiona o fato do Hospital Dr. Mário Gatti ter uma unidade de farmácia terceirizada e com funcionários sem nenhuma formação específica em farmácia, eles teriam somente o ensino médio.



Fonte: STMC

faceBTN
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
«1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12»
SÍGA-NOS
ENDEREÇO: Rua Joaquim Novaes, n°97 - Cambuí - Campinas - SP FONE: (19) 3236-0665